Blog
Marketing
Kianny Miranda
há 1 dia
O Verão que Mudou Minha Vida: o que essa série ensina sobre branding emocional
Não é só o visual que importa, quando o que realmente fica são as emoções.
Quando pensamos em branding, a primeira coisa que vem à mente geralmente é o logo, as cores ou o posicionamento da marca. Mas, assim como em O Verão que Mudou Minha Vida, o que realmente fica gravado são as emoções e experiências despertadas através de determinada marca, e é por conta disso que lembramos da comunicação visual.
A série nos mostra que o público se conecta com sensações e memórias afetivas: o pôr do sol, a casa, o verão, as lembranças da infância, as primeiras descobertas. É isso que torna a história marcante.
O branding emocional consiste exatamente nisso, criar narrativas que sejam capazes de provocar emoções e sensações que tragam lembranças ou fiquem marcadas na memória de determinado público, assim gerando conexão. Muitas marcas dentro do mercado utilizam dessa estratégia, por exemplo, Coca-Cola nas grandes campanhas de Natal, utilizando de sons, cores, imagens e frases que trazem na memórias momentos da infância, jantares em família, assim, gerando sensação de pertencimento e afeto.
Para que uma marca seja memorável ela precisa trazer aspectos que sejam marcantes e trabalhar com as emoções de uma maneira que consiga ganhar espaço nas memórias do público. Na série, Belly vive exatamente isso, dividida entre o amor por Conrad, o irmão mais velho, e Jeremiah, o irmão mais novo, ela amadurece e passa por transformações, despertando diferentes emoções em quem assiste. Isso é o que torna a personagem memorável e próxima de quem assiste.
Do mesmo jeito, uma marca que entende os desejos e inseguranças do seu consumidor consegue construir laços fortes, indo além da estética para ocupar espaço no imaginário das pessoas.
Alguns pontos que podem auxiliar você:
- Público-alvo
- Identidade visual consistente
- Posicionamento de marca
- Storytelling
- Comunicação consistente
- Brand Experience
No fim, construir uma marca é como viver um verão inesquecível: não é só o visual que importa, mas também as emoções que sua marca é capaz de causar, e tudo em conjunto é o que faz sua marca deixar de ser passageira para ganhar espaço e ser memorável nas lembranças do seu público.
Quer saber como gerar conexão com seu público? Entre em contato, podemos ajudar você.
Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?
Preencha o formulário e vamos tomar um café...