Os 8 gatilhos mentais mais poderosos que vão fazer seu [...] - Agência de Comunicação e Marketing

Blog

  • Os 8 gatilhos mentais mais poderosos que vão fazer seu cliente te escolher

    Marketing

    Imagem do Duda N.

    Duda Nascimento

    há 6 meses

    Os 8 gatilhos mentais mais poderosos que vão fazer seu cliente te escolher

    A maioria das decisões que a gente faz não são conscientes.

     

    Se você acha que foi completamente racional a decisão de comprar o celular do ano, ou escolher o fulano através do ciclano, eu tenho uma notícia: seu inconsciente é o grande responsável por muitas das suas decisões.

     

    Independente se é uma decisão fácil ou complexa, o sistema nervoso avalia a situação e busca por uma solução. O que acontece é uma ponderação sobre os ganhos e perdas envolvidas ao escolher uma ou outra alternativa.

     

    Isso vale para tudo: solucionar contas, escolher o look do dia, lavar ou não os cabelos, dirigir por esse ou aquele caminho... e fazer compras!

     

    Seu cliente está fazendo escolhas o tempo todo. Você sabe como fazer com que ele escolha você ao invés do seu concorrente? Vem com a gente que hoje vamos te mostrar os gatilhos mentais mais eficazes para persuadir seu cliente a fazer a escolha certa, ou seja, você.

     

    Os gatilhos mentais trabalham formas estratégicas de despertar o lado emocional do seu cliente, diminuindo as objeções da complexidade que envolve a decisão de compra.

     

    Quais são os gatilhos mentais que podem ser usados na sua campanha de marketing? Continue lendo para descobrir!

     

    1 - Escassez

     

    Esse é um dos mais famosos. Quem nunca comprou algo porque restavam apenas duas unidades no estoque?

     

    A escassez incita a sensação de perda no cliente, e com medo de ficar sem o produto ou serviço, ele efetiva a compra. Você pode apresentar os números do estoque acabando, desde que eles sejam poucos - e reais!

     

    2 - Urgência

     

    O gatilho da urgência explora a mania das pessoas de deixarem tudo para a última hora, sempre que possível.

     

    Essa técnica é baseada em provocar a ação imediata: Esse valor promocional vai só até às 19h de hoje!

     

    Utilize expressões que mostram a urgência, estabeleça prazos e instigue seu cliente a efetivar a compra o quanto antes.

     

    3 - Autoridade

     

    Ter autoridade no assunto faz com que o cliente confie na sua marca, tornando a decisão de compra muito mais fácil, já que ele estará comprando com um especialista. Para aplicar esse gatilho você pode dominar e compartilhar conhecimentos e experiências sobre o seu nicho.

     

    4 - Prova social

     

    As pessoas tendem a seguir o comportamento dos outros. Para aplicar o gatilho da prova social você pode mostrar avaliações positivas de seus clientes satisfeitos, depoimentos e outros dados para persuadir seu público de que seu produto ou serviço é confiável e que outras pessoas tiveram benefícios contratando sua marca.

     

    5 - Reciprocidade

     

    Quando as pessoas recebem algo de valor de graça, elas tendem a querer retribuir de alguma forma. Oferecer brindes, amostras grátis ou conteúdo útil pode estimular esse gatilho, criando um senso de obrigação em troca.

     

    6 - História e emoção

     

    Pessoas emocionam pessoas. Conte histórias, compartilhe momentos e crie uma conexão profunda com o seu público, pois isso fará com que eles associem sua marca a sentimentos positivos.

     

    7 - Antecipação

     

    Mexer com as expectativas das pessoas é o grande responsável pelo gatilho da antecipação. Crie boas perspectivas para o lançamento de algum produto ou serviço, preparando o terreno através de divulgações instigantes que despertem a vontade de comprar.

     

    8 - Dor X Prazer

     

    Se você acha que o prazer é o que te motiva, você pode estar enganado. A satisfação é uma das maiores buscas do ser humano, mas não ganha da necessidade de afastar a dor.

     

    Mais do que conquistar grandes feitos, queremos nos livrar dos nossos problemas. Lembre seu cliente de que ele tem dores, e que você pode solucionar algumas delas.




    Além desses gatilhos mentais que escalamos nesta matéria, existem diversas outras formas de conquistar seu cliente e fazer com que ele te escolha. Se você gostou dessas dicas, copie e cole esse link na sua pasta de inspirações!

Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?

Preencha o formulário e vamos tomar um café...